ÁGUA VIDA


Foto: Lene Venerio

SINOPSE
Numa cozinha, Papum e Maquineia pretendem ensinar ao público uma receita. Mas descobre que a torneira está aberta, desperdiçando água. A partir daí, a própria Dona Água (boneco feito de jarra d’água) conta sua história.
D. Água jse sentia suja, cheia de impurezas, queixando-se de mudanças na sua cor, cheiro e gosto, já ao longo da sua viagem entre a nascente e a cidade. Ainda por cima, é atacada por Argh-o esgoto, que decide emporcalhar toda a água do mundo. Em estado lastimável, ela vai ao consultório do Dr. Eça Hude.
O doutor explica o quanto a água potável é rara e preciosa. Através de uma grande lupa, o Dr. Eça Hude consegue ver em Dona Água a presença de “Elba Quitéria” (bactéria) e “Cocô-liforme Fecal”, fedorento e gago. O tratamento acontece e D. Água volta a ser potável.
Mas Argh não se conforma e ameaça contaminar novamente D. Água. O Doutor explica que o esgoto também pode ser tratado. Feliz, Argh submete-se a um tratamento e faz planos de voltar para a natureza sem contaminar mais ninguém.
Afinal, a grande receita que Papum e Maquineia queriam passar para o público nada mais era que uma “receita de vida”.

RELEASE
ÁGUA VIDA é um espetáculo teatral que mescla atores e objetos numa encenação dinâmica, interativa e divertida, que tem por objetivo passar uma mensagem séria: a importância da água, os cuidados que devemos tomar para a proteção de seus mananciais e como utilizá-la sem desperdícios.
De transporte fácil e montagem rápida, ÁGUA VIDA se adapta a espaços diversos, desde rua e pátios de escolas até caminhões-palco e teatros. Por essa praticidade, pela relevância do tema que aborda e pela graça do espetáculo, já circulou por 8 estados brasileiros, colecionando elogios de professores, pais e artistas, e sorrisos da criançada que, se divertindo, logo assimila a mensagem de sustentabilidade da água.

PROPOSTA DE ENCENAÇÃO
A princípio, o espetáculo foi criado por solicitação de uma empresa distribuidora de água e de tratamento de esgoto.
Diante do desafio de produzir um espetáculo voltado para o público infanto-juvenil, abordando a questão da água (sua importância, comportamentos em relação à sua utilização etc), pensamos no teatro de animação como meio de tornar mais leve e divertido esse tema educativo. Mais que isso, no teatro de objetos.
Bonecos foram criados a partir da humanização de objetos diversos que portam água, como canecas, jarras, baldes, canos e torneiras, para protagonizarem sua própria história. Dois atores são ora personagens da trama, ora manipuladores que dão vida aos objetos que se manifestam com vozes caricatas.
Outra preocupação foi de tornar mais fácil a assimilação, por parte dos jovens e das crianças, da importância e do respeito que merece o nosso bem mais precioso, a água, e mostrar a eles o que podemos fazer para contribuir para a sua sustentabilidade através de nossas pequenas atitudes. Para tanto, inserimos na dramaturgia diversos momentos de humor e também de interatividade com o público. Com bordões e situações cômicas, buscamos ao mesmo tempo tornar as cenas mais atraentes e as mensagens mais facilmente assimiláveis.
Por fim, foram criadas músicas (que são executadas ao vivo) para darem maior dinâmica ao espetáculo. Nelas também são passadas informações importantes sobre o tema.
O cenário é de uma cozinha, com painel de fundo plotado, com desenho de geladeira, fogão, armário, janela. Na frente, uma mesa e uma pia onde, através da utilização de uma pequena bomba de água, consegue-se o efeito de desperdício através de uma torneira jorrando água, necessário à encenação.

FICHA TÉCNICA
Concepção e Texto
Sérgio Tastaldi e Márcia Pagani
Músicas
Márcia Pagani
Direção e bonecos
Sérgio Tastaldi
Técnica
Atores e objetos humanizados
Categoria
Infanto-juvenil de palco ou de rua
Duração
45 minutos
Necessidades técnicas - rua
1 ponto de luz 220 V
Equipamentos de som (mesa, amplificador e caixas)
Obs.: a nossa produção possui seus próprios microfones sem fio.
Necessidades técnicas - palco
Boca de cena com 5m (larg.) x 3m (alt.) x 3m (prof.)
1 ponto de luz 220 V
Equipamentos de som (mesa, amplificador e caixas)
Iluminação geral, sem afinação
Tempo de montagem e desmontagem
40 minutos
Quantidade de caixas, cases, pacotes, cubagem, o que possuem:
1 case 45 X 45 X 90cm / 30 kg / - contém bonecos e adereços

CURRÍCULO DO ESPETÁCULO
No Dia Mundial do Meio Ambiente, em 1998, a pedido da Casan (empresa de distribuição de água de Florianópolis), nascia o espetáculo ÁGUA MERECE RESPEITO. A partir daí, várias apresentações foram feitas no Rancho do Papum, fazendinha-modelo situada em Rancho Queimado (SC), onde turmas de diversas escolas da Grande Florianópolis iam passar o dia, conhecendo um pouco da vida rural com brincadeiras, atividades didáticas, passeios e teatro.
Com o tempo, o espetáculo foi amadurecendo, se atualizando, ganhando novos formatos, e acabou por mudar seu nome para ÁGUA VIDA.
Nesses 14 anos de existência, foi apresentado em diversos festivais e em escolas e teatros pelo Brasil a fora.
Em 2008, circulou por 6 estados brasileiros, com apresentações gratuitas, através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.
Em 2010, voltou a circular gratuitamente, através da mesma Lei, por escolas e praças do interior catarinense.
Em 2011, foi apresentado em 32 cidades paulistas, pelo projeto Oficinas de Teatro e Arte-Educação nos CATS – SESI SP.

 COMPACTO DO ESPETÁCULO