QUEM SOMOS NÓS



TURMA DO PAPUM 

Grupo teatral do Studio Sérgio Tastaldi Ltda - CNPJ 01.618.886/0001-02, empresa de finalidade artística estabelecida em Florianópolis, SC, e dirigida por Sérgio Pinto Tastardi e Márcia Moellmann Pagani, que:
1 Cria, produz e apresenta espetáculos de teatro com bonecos e atores;
2 Cria e constrói bonecos e máscaras;
3 Cria e faz gravações de músicas e trilhas sonoras para teatro e TV;
4 Cria e apresenta performances com bonecos e com caricaturas para eventos empresariais;

5 Cria logotipos, ilustrações e vinhetas animadas;
6 Escreve e edita livros infantis;

7 Cria e monta exposições de bonecos;
8 Ministra oficinas de confecção de bonecos tanto para o público adulto como para o infantil.
A Turma do Papum tem atualmente, em repertório, 7 espetáculos, 3 performances com bonecos, 2 lambe-lambes (mini-teatros) e uma exposição interativa.
Sua equipe é composta por 8  atores/manipuladores autônomos e Lene Venerio, produtora executiva.

Espetáculos em repertório:
João e o pé de feijão
Gibi
Água Vida
Ilha dos Carijós
A primeira história de Natal
O grande invento
Alice no país das maravilhas



  SÉRGIO TASTALDI
Embora tenha mudado uma letra do sobrenome, exigência do Governo Italiano para conceder a ele a cidadania e o passaporte europeus, Sérgio Pinto Tastardi continua a responder quando o chamam de Tastaldi.
É dramaturgo, diretor e produtor de teatro e de eventos, criador de bonecos e animações, ator e manipulador de bonecos. Faz trilhas sonoras e arranjos musicais. Ministra oficinas de confecção de bonecos, principalmente com a tecnologia do látex, que domina. Seus espetáculos já foram levados para todo o Brasil e para a Europa.
Formado em Odontologia pela PUC Campinas, cursou também Jornalismo na Faculdade Casper Líbero, em São Paulo.
Foi Diretor de Arte da Rede Globo de São Paulo, de 1976 a 78; da TV Cultura – SP, de 1978 a 79; da Rede Bandeirantes, de 1982 a 83; e da extinta TV Tupi, de 1971 a 76.
Foi diretor musical de shows de Jô Soares, entre 1972 e 80; chargista e ilustrador da Folha de São Paulo, em 1978 e 79; professor de Desenho de Propaganda da Unicamp, em 1986 e 87; e professor de Desenho Animado em sua própria escola, de 1979 a 82, e no MIS – SP, de 1982 a 84.
Recebeu premiação no Festival Internacional de Cinema de Cuba com seu trabalho Cinema Feito a Mão, em 1988.
Promoveu o Iº Encontro Brasileiro do Cinema de Animação no MIS – SP, em 1981, e a Iª Feira do Desenho Animado no SESC Pompéia, em 1982.
Criou o boneco Tomi, integrante do Show Xuxa, em1990, o qual foi transformado em brinquedo pela MIMO e vendeu cerca de 150.000 unidades.
Produziu programas infantis para a TV, como O Bicho de Goiaba, apresentado em Brasília pela Radiobrás, em 1982; e Capivara e Lig-o-Plug, apresentados na TV Gazeta – SP de 1983 a 88.
Em 1990 criou e protagonizou o one man show Lig-o-Plug, que ficou em cartaz por dois anos na cidade de São Paulo.
Em Florianópolis desde 1995, abriu a empresa Studio Sérgio Tastaldi com Márcia Moellmann Pagani. Juntos, criaram e produziram mais de 20 espetáculos e esquetes, além de exposições, e trilhas sonoras para teatro e programas de TV.
Seu personagem Professor Papum fez parte da bancada de jornal televisivo catarinense entre 1996 e 97, fazendo reportagens voltadas para o público infantil.
Abriram a primeira casa de festas infantis de Florianópolis, também local de apresentações teatrais para escolas, e promoveram a visita de alunos da região da Grande Florianópolis ao Rancho do Papum, fazendinha-modelo da família de Márcia, cheia de atrações culturais e educativas.


  MÁRCIA PAGANI

Nascida em Florianópolis-SC em 1956, criou-se no Rio de Janeiro-RJ e em Brasília-DF, onde se formou em Arquitetura e Urbanismo pela UnB (1978).
Desde criança frenquentou cursos de piano, violão e técnica vocal na Escola de Música de Brasília, participou de festivais com composições próprias e, aos 16 anos, dava aulas de violão. Fez também cursos e oficinas ligados à área teatral, inclusive no Teatro Galpão de Brasília.
Em Salvador-BA, onde residiu de 1987 a 89, ministrou aulas de técnica vocal para atores no Teatro da Gamboa, na UFBA (Curso Livre) e em escola própria. Fez diversas apresentações como cantora.
Recebeu premiação do Troféu Caymmi em 1989 por sua participação em backing vocal no show A Estrela é Azul, de Andréa Daltro. Participou da concepção e como cantora do espetáculo musical Bate Boca.
Integrou o Grupo de Teatro da Aliança Francesa.
Apresentou-se também como cantora no Rio de Janeiro, em Florianópolis e em S. Paulo, onde dava aulas de musicalização infantil para crianças carentes.
Fez Curso Livre de Teatro no INDAC, em São Paulo, de 1990 a 92, enquanto aprimorava a voz em aulas particulares com Ana Maria Kiefer.
Desde 1993, passou a trabalhar com Sérgio Tastaldi, compondo e gravando músicas, escrevendo textos, atuando e manipulando bonecos em peças teatrais e na televisão.
Em 1995 mudou-se para Florianópolis onde abriu com Sérgio o Studio Sérgio Tastaldi.
 Administrou a Casa do Papum, casa de festas infantis focada no teatro.
Reformou um sítio de sua família em Rancho Queimado-SC, transformando-o numa fazendinha-modelo, e promoveu visitas de escolas da região da Grande Florianópolis, com atividades recreativas, artísticas e educativas.
Compôs e gravou músicas para programa televisivo produzido pelo Laboratório de Ensino à Distância da UFSC para o Ministério da Cultura; para espetáculos do Grupo Teatro Novo (Florianópolis); para o espetáculo A Rosa, de Andréa Buzato, Graziela Meyer e Gilbas Piva (Florianópolis); para o espetáculo O Incrível Ladrão de Calcinhas, da Cia de Bonecos (Rio do Sul, SC); e para todos os espetáculos produzidos pelo Studio Sérgio Tastaldi.
É empresária, autora de textos teatrais, cantora, atriz e manipuladora de bonecos.
Sócia-fundadora e atual presidente da Gesto – Associação de Produtores Teatrais da Grande Florianópolis.















   LENE VENERIO

Produtora executiva do Studio Sergio Tastaldi Ltda. Secretária da Gesto - Associação dos Produtores Teatrais da Grande Florianópolis.

Desde abril de 2005, trabalha como Produtora Executiva no Studio Sérgio Tastaldi (Turma do Papum) desempenhando diversas atividades dentro das áreas administrativo-financeira, atendimento aos clientes, formatação de projetos para leis de incentivo à cultura e editais, venda e captação dos projetos aprovados e produção executiva.

Marilene Venerio nasceu em Criciúma, em 30 de abril de 1967. Já aos 18 anos, trabalhava no Departamento de Mídia da agência de publicidade Nossacasa em Criciúma-SC.

Em 1989 desempenhava a função de Produtora Executiva da Vídeo Produções da RCE TV, em Criciúma, TV local com programação 24 horas ao vivo.

Em 1991 mudou-se para Armação de Búzios-RJ e ali trabalhou nas pousadas Morombo e Casas Brancas como Sub-Gerente durante 4 anos. Cursou aulas de inglês, espanhol e francês.

Em 1992, de volta a Santa Catarina, passa a atuar no departamento financeiro e  coordenar a equipe de produção de TV da campanha eleitoral do candidato  Paulo Afonso, que se tornou governador  em 1994 .

Foi coordenadora de produção da SET Cinema e Televisão, em Florianópolis durante 2 anos e, em Criciúma, por mais 2 anos.

Em 1996 assumiu o departamento de vendas da Rádio 105 FM e trabalhou como Executiva de Contas até 1998.

De volta a Florianópolis , de 1999 a 2004, voltou à SET Cinema e Televisão e assumiu o departamento financeiro e a coordenação de produção.

Em 2005, trabalhou no Atendimento e na Coordenação de produção da ART TV Florianópolis, participando da coordenação de produção da equipe de TV dos programas eleitorais do candidato do PMDB a prefeito em Criciúma.

Como produtora cultural, prestou serviços para a empresa Ala Cultural na formatação de projetos para leis de incentivo à cultura federal, estadual e municipal, acompanhando projetos culturais de circulação nacional, como o  projeto Conexão Cultural, e assessorando clientes no acompanhamento de projetos.

Foi Coordenadora de Produção da equipe de TV do candidato Clésio Salvaro – em Criciúma, SC.

Cursos:
Gestão Cultural ministrado pela empresa Quixote Art, de Curitiba - PR, em 2011.
Gestão em Políticas Culturais – Fundação Catarinense de Cultura, Florianópolis – SC, em 2011.

Um comentário:

tamborjoe@gmail.com disse...

Oi,Sérgio!Tudo bem? Eu assistia e gostaria muito que minha esposa conhecesse o Bicho de Goiaba! Ela é professora e dá aula para crianças de 3 e 4 anos de idade. Tenho certeza que eles iam adorar as aventuras dele! É possível conseguir os vídeos do Bicho de Goiaba? Um abraço e muito obrigado!