FORMAÇÃO
DO GRUPO
Em
1994, em São Paulo, Sérgio Tastaldi e Márcia Pagani se para criar e produzir e
apresentar teatro de animação para crianças. Em 1995, foram para
Florianópolis-SC e lá formalizaram, no ano seguinte, sua empresa: Studio Sérgio
Tastaldi.
A
ORIGEM DO NOME PAPUM
O personagem Professor Papum (boneco)
foi criado em São Paulo-SP para o espetáculo “O mundo mágico do Professor
Papum”, escrito por Sérgio Tastaldi e Márcia Pagani. Em Florianópolis, ganhou
projeção depois de freqüentar a bancada do Jornal do Almoço (RBSTV) entre 1996
e 97, fazendo reportagens bem humoradas para as crianças. A partir daí, foi
dado o nome de Casa do Papum a uma casa de festas infantis e apresentações
teatrais que o Studio teve de 1996 a 2002, além de Turma do Papum ao grupo que
apresenta nossos espetáculos.
A IMPORTÂNCIA
DA PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA DE SÉRGIO E MÁRCIA NA TURMA DO PAPUM
Desde o início da formação do grupo os
3 filhos da Márcia trabalharam na manipulação de formas animadas e até
auxiliando na construção de bonecos. A mais nova tinha apenas 9 anos. Embora
tenham trilhado caminhos profissionais diferentes, a Isabela Savastano ainda
circulou por todo o estado de São Paulo pelo SESISP com “João e o pé de feijão”
em 2009 e, com “Gibi”, em 2010, e a Clarice Savastano fez temporadas em São
Paulo nesse mesmo ano. Dois dos filhos do Sérgio também trabalharam algumas
vezes com o teatro: Luiz Henrique Tastaldi, como co-autor de textos teatrais
criados ainda em São Paulo; Luiz Filipe Tastaldi, na operação de som e luz de
um dos espetáculos do grupo (“Amar a Ilha”, 1999).
Essa característica familiar é
bastante comum no meio dos bonequeiros.
PESQUISA
E CRIAÇÃO
O grupo trabalha com teatro de atores
e bonecos com o foco principalmente voltado para o público infantil. Todos os
textos e adaptações são de autoria de Sérgio e de Márcia, assim como as músicas
compostas especialmente para os espetáculos. A preocupação principal é
estabelecer uma comunicação direta e respeitosa para com esse público, visando
também os adultos que o acompanham. A construção dos bonecos, adereços e
cenários é sempre feita por Sérgio. As pesquisas técnicas, tecnológicas e
estéticas que embasam cada produção teatral só são adotadas no sentido de dar
riqueza estética ao conteúdo do espetáculo. Ou seja: nunca a pesquisa pela
pesquisa.
Por exemplo: no espetáculo GIBI, o
teatro de bonecos se alia ao desenho animado para permitir que o personagem
principal, um menino que adora HQ, possa entrar nos desenhos e receber em seu
quarto o heroi e o vilão de suas histórias preferidas. O boneco vira desenho e
o desenho vira boneco. Assim, o recurso técnico se transforma numa cena mágica.
A pesquisa da utilização do látex na
construção de bonecos, desenvolvida por Sérgio desde 1980, permite ao boneco
uma grande expressividade, tanto no teatro quanto na TV. Muitos dos personagens
criados para os espetáculos da Turma do Papum são executados nessa técnica,
quando suas expressões faciais farão a diferença na manipulação.
O teatro de bonecos apresentado sob
luz negra também é fruto de pesquisa que o Sérgio já vinha fazendo desde os
anos 1980. Em 1994, o espetáculo “O mundo mágico do Professor Papum” estreou em
São Paulo, sendo todo apresentado sob os efeitos dessa luz. A ideia era a
magia que esse recurso permitia, mas ficamos com muito receio de que as
crianças fossem ficar com medo do escuro. No entanto, ocorreu o contrário: até
mesmo crianças de 1 ano sentiam-se como que hipnotizadas, encantadas. A técnica
também encantou adultos e adotamos esse recurso para outros espetáculos criados
depois.
Outra pesquisa feita, esta sobre o
tradicional “teatro de papel”, permitiu o desenvolvimento de kits teatrais para
serem distribuídos em escolas, onde é ministrada uma oficina para professores
aplicarem o material com seus alunos. Através dessa técnica, são multiplicadas
as possibilidades de encenações, por parte dos alunos, de diversos temas
importantes para a formação da criança.
Enfim, as pesquisas e o
desenvolvimento de técnicas e linguagens diferentes têm sempre aplicação
prática.
A EQUIPE DE ATORES/MANIPULADORES
Além de Sérgio e Márcia, outros
atores/manipuladores de bonecos integram a equipe da Turma do Papum. São
autônomos que também têm seus próprios trabalhos. Entre os mais constantes
estão Luisa Juppe, Anderson Gangla e Thaís Larizzatti (São Paulo-SP), Clarice
Savastano e Ana Luz Pagani (Rio, RJ), Dinho Pedroso, Isabella Spigolon e
Juliana (Florianópolis-SC).
ESPETÁCULOS
E EXPOSIÇÕES CRIADOS E PRODUZIDOS
Flopy,
um espaçonauta em apuros – teatro de atores circenses e bonecos (inclusive um
movido a controle remoto), com interação com telão e efeitos sonoros executados
na hora. (São Paulo-SP, 1994)
O mundo
mágico do Professor Papum – teatro de bonecos todo apresentado sob luz negra
(São Paulo-SP, 1995)
O
bafo da múmia – teatro de atores e bonecos, com músicas cantadas em cena (São
Paulo-SP, 1995)
João
e o pé de feijão – teatro de bonecos sob luz negra, com músicas originais, atualmente
possui 3 produções, podendo ser apresentado em lugares diferentes ao mesmo
tempo (Florianópolis-SC, 1996)
Fábulas
– teatro de bonecos de técnicas de construção simples, para passar a ideia de
que a própria criança pode construir seu teatro (Florianópolis-SC, 1996)
Manhê
– teatro de bonecos (Florianópolis,1997)
Amar
a Ilha – espetáculo de atores e bonecos, com música executada ao vivo
(Florianópolis-SC, 1998)
Teatro
Andante – teatro “vestido” por ator que que manipula bonecos sem ser visto pelo
público, fez apresentações no Brasil e na Itália, além de fazer parte do
projeto Doutor Felício (patrocinado pelo Instituto Carlos Roberto Hansen
através da Lei Rouanet, 2005), que levou o teatro a 4 hospitais infantis de 3
cidades de Santa Catarina, com apresentações nos quartos, enfermarias e UTIs (Florianópolis-SC,
1999)
A páscoa da família Coelho – teatro de bonecos de curta duração,
apresentado na Páscoa (Florianópolis-SC, 1999)
A
primeira história de Natal – teatro de bonecos de cabaça (Florianópolis-SC,
2000)
Exposição
O guarda-roupa da história – exposição de 9 personagens (bonecos) da história
do descobrimento do Brasil, trajados com roupas típicas da época
(Florianópolis-SC, 2000)
Ânima
2D/3/D – teatro de bonecos sem palavras, só foi apresentado na Itália (Itália,
2000)
Teatro
Energia – teatro de bonecos, circulou pelo estado de Santa Catarina, em
parceria com a RBSTV, com o patrocínio da Celesc, Eletrobrás, PROCEL e
Eletrosul (Florianópolis-SC, 2001/2002)
Ilha
dos carijós – espetáculo de bonecos sobre a Ilha de Santa Catarina, teve uma
versão em italiano levada para a Itália em 2004 (Florianópolis-SC, 2003)
Carrocinha
da Turma do Papum – espaço teatral num reboque de carro, pode levar espetáculos
diversos a praças e outros espaços abertos (Florianópolis-SC, 2007)
O
grande invento – teatro de atores e bonecos, teve uma versão em italiano foi
apresentada na Itália em 2007 (Florianópolis-SC, 2007)
Lambe-lambe
– mini teatros apresentados dentro de caixas para serem assistidos por uma
pessoa ou um pouco mais, entre os quais foram criados os espetáculos A Cripta,
Boisinho de mamão, Teatro Alla Scalla Ridotta, A primeira história de Natal e
Teatro Maleta (Florianópolis-SC, 2007)
Exposição
Teatro Feito à Mão – exposição interativa de bonecos de diferentes técnicas de
construção e manipulação, onde o público é convidado a MEXER, montada a partir
de premiação em edital da Prefeitura de Joinville, com Marcelo Mello como
proponente (Joinville-SC, 2008)
Ingana
Jones e a múmia do Faraó Fah – teatro de bonecos de luz negra de rápida
duração, para sessões em shopping (Florianópolis-SC, 2008)
Palavra mágica – contação de histórias cujos personagens (bonecos)
saem de um grande livro (Florianópolis-SC, 2009)
Pinóquio – teatro de bonecos de luz negra, de curta duração,
criado para apresentações em shopping (São Paulo-SP, 2009)
A
lagoa preciosa – “teatro de papel”, apresentado em kit de madeira, com
personagens em papel, criado para o projeto do mesmo nome aprovado pela Lei
Rouanet e patrocinado pela Enercam, consistindo na distribuição dos kits em
escolas, acompanhados de CD, livrinhos da história e cartilhas para
professores, que recebem oficina de orientação para aplicação do material em
suas escolas (Florianópolis-SC, 2011)
Gibi
– teatro de bonecos e desenho animado (Florianópolils-SC, 2005)
Alice
no país das maravilhas – adaptação do texto de Louis Carrol o teatro de bonecos
de luz negra, alterando alguns elementos para a cultura brasileira (São
Paulo-SP, 2011)
LIVRO
TEATRO FEITO À MÃO
Para
coroar os mais de 30 anos de criações artísticas de Sérgio, será lançado em
breve um livro onde ele conta tudo sobre sua experiência com bonecos, desenho
animado, charges, composições e arranjos musicais, sonoplastia e outras.
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