HISTÓRIA E CURIOSIDADES SOBRE O STUDIO E A TURMA


FORMAÇÃO DO GRUPO
Em 1994, em São Paulo, Sérgio Tastaldi e Márcia Pagani se para criar e produzir e apresentar teatro de animação para crianças. Em 1995, foram para Florianópolis-SC e lá formalizaram, no ano seguinte, sua empresa: Studio Sérgio Tastaldi.

A ORIGEM DO NOME PAPUM
O personagem Professor Papum (boneco) foi criado em São Paulo-SP para o espetáculo “O mundo mágico do Professor Papum”, escrito por Sérgio Tastaldi e Márcia Pagani. Em Florianópolis, ganhou projeção depois de freqüentar a bancada do Jornal do Almoço (RBSTV) entre 1996 e 97, fazendo reportagens bem humoradas para as crianças. A partir daí, foi dado o nome de Casa do Papum a uma casa de festas infantis e apresentações teatrais que o Studio teve de 1996 a 2002, além de Turma do Papum ao grupo que apresenta nossos espetáculos.

A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA DE SÉRGIO E MÁRCIA NA TURMA DO PAPUM
Desde o início da formação do grupo os 3 filhos da Márcia trabalharam na manipulação de formas animadas e até auxiliando na construção de bonecos. A mais nova tinha apenas 9 anos. Embora tenham trilhado caminhos profissionais diferentes, a Isabela Savastano ainda circulou por todo o estado de São Paulo pelo SESISP com “João e o pé de feijão” em 2009 e, com “Gibi”, em 2010, e a Clarice Savastano fez temporadas em São Paulo nesse mesmo ano. Dois dos filhos do Sérgio também trabalharam algumas vezes com o teatro: Luiz Henrique Tastaldi, como co-autor de textos teatrais criados ainda em São Paulo; Luiz Filipe Tastaldi, na operação de som e luz de um dos espetáculos do grupo (“Amar a Ilha”, 1999).
Essa característica familiar é bastante comum no meio dos bonequeiros.

 PESQUISA E CRIAÇÃO
O grupo trabalha com teatro de atores e bonecos com o foco principalmente voltado para o público infantil. Todos os textos e adaptações são de autoria de Sérgio e de Márcia, assim como as músicas compostas especialmente para os espetáculos. A preocupação principal é estabelecer uma comunicação direta e respeitosa para com esse público, visando também os adultos que o acompanham. A construção dos bonecos, adereços e cenários é sempre feita por Sérgio. As pesquisas técnicas, tecnológicas e estéticas que embasam cada produção teatral só são adotadas no sentido de dar riqueza estética ao conteúdo do espetáculo. Ou seja: nunca a pesquisa pela pesquisa.
Por exemplo: no espetáculo GIBI, o teatro de bonecos se alia ao desenho animado para permitir que o personagem principal, um menino que adora HQ, possa entrar nos desenhos e receber em seu quarto o heroi e o vilão de suas histórias preferidas. O boneco vira desenho e o desenho vira boneco. Assim, o recurso técnico se transforma numa cena mágica.
A pesquisa da utilização do látex na construção de bonecos, desenvolvida por Sérgio desde 1980, permite ao boneco uma grande expressividade, tanto no teatro quanto na TV. Muitos dos personagens criados para os espetáculos da Turma do Papum são executados nessa técnica, quando suas expressões faciais farão a diferença na manipulação.
O teatro de bonecos apresentado sob luz negra também é fruto de pesquisa que o Sérgio já vinha fazendo desde os anos 1980. Em 1994, o espetáculo “O mundo mágico do Professor Papum” estreou em São Paulo, sendo todo apresentado sob os efeitos dessa luz. A ideia  era a magia que esse recurso permitia, mas ficamos com muito receio de que as crianças fossem ficar com medo do escuro. No entanto, ocorreu o contrário: até mesmo crianças de 1 ano sentiam-se como que hipnotizadas, encantadas. A técnica também encantou adultos e adotamos esse recurso para outros espetáculos criados depois.
Outra pesquisa feita, esta sobre o tradicional “teatro de papel”, permitiu o desenvolvimento de kits teatrais para serem distribuídos em escolas, onde é ministrada uma oficina para professores aplicarem o material com seus alunos. Através dessa técnica, são multiplicadas as possibilidades de encenações, por parte dos alunos, de diversos temas importantes para a formação da criança.
Enfim, as pesquisas e o desenvolvimento de técnicas e linguagens diferentes têm sempre aplicação prática.

A EQUIPE DE ATORES/MANIPULADORES
Além de Sérgio e Márcia, outros atores/manipuladores de bonecos integram a equipe da Turma do Papum. São autônomos que também têm seus próprios trabalhos. Entre os mais constantes estão Luisa Juppe, Anderson Gangla e Thaís Larizzatti (São Paulo-SP), Clarice Savastano e Ana Luz Pagani (Rio, RJ), Dinho Pedroso, Isabella Spigolon e Juliana (Florianópolis-SC).

ESPETÁCULOS E EXPOSIÇÕES CRIADOS E PRODUZIDOS
Flopy, um espaçonauta em apuros – teatro de atores circenses e bonecos (inclusive um movido a controle remoto), com interação com telão e efeitos sonoros executados na hora. (São Paulo-SP, 1994)
O mundo mágico do Professor Papum – teatro de bonecos todo apresentado sob luz negra (São Paulo-SP, 1995)
O bafo da múmia – teatro de atores e bonecos, com músicas cantadas em cena (São Paulo-SP, 1995)
João e o pé de feijão – teatro de bonecos sob luz negra, com músicas originais, atualmente possui 3 produções, podendo ser apresentado em lugares diferentes ao mesmo tempo (Florianópolis-SC, 1996)
Fábulas – teatro de bonecos de técnicas de construção simples, para passar a ideia de que a própria criança pode construir seu teatro (Florianópolis-SC, 1996)
Manhê – teatro de bonecos (Florianópolis,1997)
Amar a Ilha – espetáculo de atores e bonecos, com música executada ao vivo (Florianópolis-SC, 1998)
Teatro Andante – teatro “vestido” por ator que que manipula bonecos sem ser visto pelo público, fez apresentações no Brasil e na Itália, além de fazer parte do projeto Doutor Felício (patrocinado pelo Instituto Carlos Roberto Hansen através da Lei Rouanet, 2005), que levou o teatro a 4 hospitais infantis de 3 cidades de Santa Catarina, com apresentações nos quartos, enfermarias e UTIs (Florianópolis-SC, 1999)
A páscoa da família Coelho – teatro de bonecos de curta duração, apresentado na Páscoa (Florianópolis-SC, 1999)
A primeira história de Natal – teatro de bonecos de cabaça (Florianópolis-SC, 2000)
Exposição O guarda-roupa da história – exposição de 9 personagens (bonecos) da história do descobrimento do Brasil, trajados com roupas típicas da época (Florianópolis-SC, 2000)
Ânima 2D/3/D – teatro de bonecos sem palavras, só foi apresentado na Itália (Itália, 2000)
Teatro Energia – teatro de bonecos, circulou pelo estado de Santa Catarina, em parceria com a RBSTV, com o patrocínio da Celesc, Eletrobrás, PROCEL e Eletrosul (Florianópolis-SC, 2001/2002)
Ilha dos carijós – espetáculo de bonecos sobre a Ilha de Santa Catarina, teve uma versão em italiano levada para a Itália em 2004 (Florianópolis-SC, 2003)
Carrocinha da Turma do Papum – espaço teatral num reboque de carro, pode levar espetáculos diversos a praças e outros espaços abertos (Florianópolis-SC, 2007)
O grande invento – teatro de atores e bonecos, teve uma versão em italiano foi apresentada na Itália em 2007 (Florianópolis-SC, 2007)
Lambe-lambe – mini teatros apresentados dentro de caixas para serem assistidos por uma pessoa ou um pouco mais, entre os quais foram criados os espetáculos A Cripta, Boisinho de mamão, Teatro Alla Scalla Ridotta, A primeira história de Natal e Teatro Maleta (Florianópolis-SC, 2007)
Exposição Teatro Feito à Mão – exposição interativa de bonecos de diferentes técnicas de construção e manipulação, onde o público é convidado a MEXER, montada a partir de premiação em edital da Prefeitura de Joinville, com Marcelo Mello como proponente (Joinville-SC, 2008)
Ingana Jones e a múmia do Faraó Fah – teatro de bonecos de luz negra de rápida duração, para sessões em shopping (Florianópolis-SC, 2008)
Palavra mágica – contação de histórias cujos personagens (bonecos) saem de um grande livro (Florianópolis-SC, 2009)
Pinóquio – teatro de bonecos de luz negra, de curta duração, criado para apresentações em shopping (São Paulo-SP, 2009)
A lagoa preciosa – “teatro de papel”, apresentado em kit de madeira, com personagens em papel, criado para o projeto do mesmo nome aprovado pela Lei Rouanet e patrocinado pela Enercam, consistindo na distribuição dos kits em escolas, acompanhados de CD, livrinhos da história e cartilhas para professores, que recebem oficina de orientação para aplicação do material em suas escolas (Florianópolis-SC, 2011)
Gibi – teatro de bonecos e desenho animado (Florianópolils-SC, 2005)
Alice no país das maravilhas – adaptação do texto de Louis Carrol o teatro de bonecos de luz negra, alterando alguns elementos para a cultura brasileira (São Paulo-SP, 2011) 

LIVRO TEATRO FEITO À MÃO
Para coroar os mais de 30 anos de criações artísticas de Sérgio, será lançado em breve um livro onde ele conta tudo sobre sua experiência com bonecos, desenho animado, charges, composições e arranjos musicais, sonoplastia e outras. 

Nenhum comentário: