ILHA DOS CARIJÓS

Foto: Sérgio Tastaldi


APRESENTAÇÕES DE RUA FEITAS NA CARROCINHA CULTURAL DA TURMA DO PAPUM

Fotos: Sérgio Aspar

APRESENTAÇÃO FEITA EM PERUGIA, ITÁLIA

Foto Márcia Pagani


APRESENTAÇÃO
"Ilha dos carijós" foi montado em 2003, sintetizando toda uma pesquisa histórica que Sérgio Tastaldi e Márcia Pagani já vinham fazendo desde 1998 sobre a Ilha de Santa Catarina (onde se localiza a maior parte da cidade de Florianópolis). Outro espetáculo sobre o mesmo tema, porém em outro formato, antecedeu a esse: o "Amar a Ilha", que fez temporadas no Teatro Ademir Rosa e no Teatro do Papum (no antigo Shopping Entrelaços).

Numa versão italiana, "Ilha dos carijós" circulou por festivais em Lavis e Arco (Trento), Casale Monferrato (Alessandria) e Perugia, na Itália, em 2004.
De volta ao Brasil, apresentou-se em hotéis, como o Costão do Santinho Resort e Jurerê Beach Village, também no Open Shopping de Jurerê Internacional, no Angeloni Supermercados e em diversas escolas de Florianópolis-SC. Integrou a programação do 1º FITA – Festival Internacional de Teatro de Animação e do Floripa Teatro - Isnard Azevedo. Fez parte de projeto do SESC-SC, apresentando-se no Boulevard da Av. Hercílio Luz. No verão de 2011, circulou pelas praias da Ilha de Santa Catarina dentro de projeto da Prefeitura Municipal de Florianópolis.


SINOPSE
Um pequeno índio carijó e seu avô (bonecos) se apresentam para contar histórias antigas, ocorridas na Ilha de Santa Catarina. Tudo começa quando o Brasil, ainda não “descoberto”, era povoado por animais diversos, soltos nas matas que dominavam o país. Um dia, chegaram caravelas que muito assustaram os curumins que brincavam na praia. Falando em caravelas, uma tainha muito romântica conversa com um camarão, metido a engraçado, sobre naufrágios que aconteceram naquela época, na costa de Santa Catarina. Depois é a vez de contar sobre a chegada à ilha dos bandeirantes Dias Velho e seu filho José, que fundaram Nossa Senhora do Desterro. Outros assuntos como a construção dos fortes, dos quais ainda hoje existem alguns, as rendeiras Lurdinha e Candoca, descendentes dos açorianos, e até um coral de ostras, entram na conversa. Tudo com muito humor e músicas especialmente compostas para cada cena.

RELEASE
“Ilha dos carijós” um espetáculo de bonecos que apresenta, com muito bom humor e músicas originais, quadros dinâmicos sobre a história e a cultura da Ilha de Santa Catarina, desde os tempos em que era frequentada apenas por índios carijós e muitos animais. O pequeno Curumim e seu avo, Pajé, apresentam os quadros:

·         Os índios carijós
·         Os navegadores chegando ao paraíso
·         Dias Velho e a fundação de Desterro
·         A tainha e o camarão conversam sobre náufragos
·         Os fortes
·         Os açorianos
·         As rendeiras
·         O coral das ostras


CONCEPÇÃO DO ESPETÁCULO
O espetáculo foi pensado a partir da observação de que só se ama aquilo que se conhece. Sendo assim, a história do próprio local em que se vive deve ser de conhecimento tanto dos seus moradores como daqueles que o visitam.
Assim, concebemos um espetáculo de bonecos muito bem humorado, composto de quadros que contam momentos diferentes da história da Ilha de Santa Catarina, alinhavados por um pequeno índio que ouve as histórias de seu avô. A ideia era atingir um público de todas as idades, podendo ser levado tanto para a rua quanto para escolas e também hotéis, para divulgar informações a turistas. Por isso, os bonecos e cenários são práticos, de maneira a poderem ser montados em salas e pequenos palcos, ou na rua, utilizando para isso a “Carrocinha do Papum”, pequeno palco transportado como reboque de carro.

FICHA TÉCNICA
Concepção e Texto
Sérgio Tastaldi e Márcia Pagani
Músicas
Márcia Pagani
Direção e bonecos
Sérgio Tastaldi
Técnica
Bonecos de manipulação direta e de luva
Modalidade
Infantil a partir de 3 anos
Duração
40 minutos
Equipe
2 atores/manipuladores
Necessidades técnicas
Espaço físico mínimo de 12,00 m²
Ponto de energia elétrica 220 V
Pode ser apresentado tanto em palco quanto em espaços abertos.
Tempo de montagem e desmontagem
30 minutos
Quantidade de caixas, cases, pacotes, cubagem, o que possuem
- 1 case de 0,70 x 0,40 x 0,40
- eventualmente, um reboque atrelado a um carro