GIBI

Fotos: Sérgio Tastaldi



APRESENTAÇÃO
O espetáculo "Gibi" une o teatro de animação e o desenho animado, como forma de permitir que o protagonista vivencie as aventuras das suas HQ transportando-se para dentro dos desenhos e trazendo deles seus personagens. Para isso, Sérgio Tastaldi utilizou seus conhecimentos dentro do cinema de animação que já o levaram inclusive a receber premiação internacional (Festival Int. de Cinema de Cuba) com o desenho animado "Cinema feito à mão", em 1988.
Gibi teve a sua estreia em agosto de 2005 em Florianópolis, SC. 
Foi apresentado no Costão do Santinho Resort, no Festival Infantil de Vitória, ES, no Festival de Formas Animadas de Jaraguá do Sul, SC, no Beiramar Shopping (Florianópolis, SC), no Fenatib (Blumentau, SC), no Fetel (Lages, SC), no Fringe do Festival de Teatro de Curitiba, PR, no Festival da Criança de Ipatinga, MG, no Clube Pinheiros, em São Paulo, SP.
Em 2010, circulou pelo Estado de São Paulo através da Mostra SESI/SP, fazendo 36 apresentações.
Comentários de Lourival Andrade Jr. (Fundação Cultural de Itajaí), Vladimir Capella (músico e diretor teatral) e Olga Romero (bonequeira): “um espetáculo inovador”, “a tecnologia aliada ao teatro com muita coerência”, “prende a atenção do início ao fim”, “conteúdo ecológico e divertido sem ser babaca”. 


SINOPSE
A história começa quando Tico, um menino que adora ler gibis antes de dormir, resolve ajudar o seu herói, Super X. Ele precisa impedir que o vilão Labareda ponha fogo no planetinha Tup para transformá-lo numa bola de boliche que vai ser vendida aos gigantes Ganões. Tico acaba entrando nas histórias em quadrinhos em busca de 4 elementos vitais que vão salvar Tup. O final reserva uma grande surpresa.

RELEASE
GIBI é um espetáculo feito para crianças de todas as idades, que une teatro de bonecos e desenho animado. Os personagens ora são bonecos, ora se transformam em desenho animado diante do público.
É importante o público entender que o teatro é artesanal, mas pode ser também veículo de muita tecnologia. Como disse a bonequeira Olga Romero: “No começo achei que o desenho animado poderia ser substituído por animação de sombras, ou figuras em luz negra, mas aos poucos fui gostando da novidade e... porque não desenho animado? Fiquei encantada!”

CONCEPÇÃO DO ESPETÁCULO
O espetáculo foi criado em 2005, para homenagear o centenário do lançamento do primeiro gibi brasileiro, O TICO-TICO, que durante 50 anos alegrou crianças como Carlos Drumond de Andrade, Vinicius de Moraes, Rui Barbosa e muitos outros.
GIBI foi concebido a partir da observação de que as crianças estão se distanciando do mundo tridimensional nas suas atividades diárias. Tudo é bidimensional: a imagem da TV, as revistas, o cinema, o computador, os games... O desafio era como transformar o teatro num espetáculo bidimensional para que ele se aproximasse do público infantil. Surgiu a idéia de se juntar o desenho animado (2D) do teatro de bonecos (3D).
Como Sérgio Tastaldi é também desenhista animador, já foi professor dessa matéria na Unicamp e até foi premiado no Festival de Cinema de Cuba com um desenho animado, as coisas poderiam ficar mais fáceis. A partir daí o espetáculo começou a tomar forma e se manteve sempre com unidade, pois Sérgio, além da animação, escreveu o texto, desenvolveu a trilha sonora, criou os bonecos e a cenografia.
O telão é um baloom de pensamento, dando a atmosfera de quadrinhos ao desenho animado.
A ousadia tecnológica foi se abrindo a ponto de se transformar numa excelente ferramenta inovadora a ser empregada no palco do teatro.
Mas havia ainda o desafio de juntar as mídias de forma equilibrada: ser teatro de figuras e ser desenho animado de forma ponderada. À medida que o texto ia sendo escrito, os diálogos eram gravados e serviam de base para a pesquisa dessa novíssima linguagem.
Definida a técnica, faltava agora um conteúdo forte, atual sem ser piegas.
O roteiro se baseia também no sonho de todos que lêem: poder entrar na aventura e, mais do que isso, receber o seu herói preferido no seu quarto, na sua intimidade.

FICHA TÉCNICA

Concepção
Sérgio Tastaldi
Texto
Sérgio Tastaldi e Márcia Pagani
Músicas
Márcia Pagani
Direção e bonecos
Sérgio Tastaldi
Animação
Sérgio Tastaldi
Técnica
Bonecos e desenho animado
Categoria
Infantil a partir de 3 anos
Duração
45 minutos
Necessidades técnicas
Local escuro
Palco com dimensões mínimas de 6,00 X 4,00 X 3,00m (alt)
1 ponto de energia elétrica 220 V
Equipamentos de som.
Toda a iluminação é de responsabilidade da produção do espetáculo
Tempo de montagem e desmontagem
1 h 30’
Quantidade de caixas, cases, pacotes, cubagem, o que possuem